Dia do e-mail: dados e curiosidades do serviço que nos conecta com o mundo



No dia 9 de outubro celebramos o Dia Mundial do e-mail. A data comemora a fundação da União Postal Universal, em 1874, mas as cartas e pacotes que eram entregues nas casas possuem certa relação com os inúmeros e-mails que recebemos e enviamos atualmente.

As possibilidades que a Internet abriu quanto a telecomunicações fez com que nossa vida se tornasse mais prática e rápida. A conexão com o mundo a ?um clique de distância? se tornou algo natural hoje em dia, fazendo com que a gente não pare para refletir como surgiu, quando e quem é o responsável por isso. Sendo assim, em homenagem a esse dia, gostaríamos de introduzir algumas dessas questões e alguns dados curiosos que talvez você não conheça sobre esse serviço tão utilizado.

O primeiro e-mail foi enviado pelo programador americano Ray Tomlinson, em 1971. Diferente do que muitos acreditam, levando em consideração que a Internet estava em desenvolvimento, não houve nenhuma ordem para criar o e-mail, nem um plano de desenvolvimento. Tomlinson simplesmente achava que seria curioso enviar mensagens entre dois remetentes distintos. E ele o conseguiu.

Esse primeiro e-mail foi enviado entre máquinas que estavam na mesma sala, e segundo o próprio Tomlinson "dizia algo como ?QWERTYUIOP?". Ele também obteve o primeiro endereço de e-mail: tomlinson@bbn-tenexa. E por que o @? Não se deve apenas por seu significado (indica a outra pessoa que veria o e-mail em outro remetente) mas também porque o símbolo já era parte do teclado e não se utilizava nos nomes das pessoas, o que tornaria o trabalho mais simples.

Ao ter conhecido um pouco de sua história, existem diversos feitos peculiares sobre o e-mail que foram surgindo desde o momento de sua criação. A seguir, você poderá ver alguns deles:

São enviados mais de 280 bilhões de e-mails por dia (são mais de 2,5 milhões por segundo!). Se você é uma dessas pessoas, procure garantir que o destinatário leia sua mensagem o mais breve possível, já que após 24 horas do recebimento, existe uma probabilidade de 1% que o e-mail seja lido.

48% do tráfego de e-mail é SPAM (segundo estatísticas de 2018). Talvez você já tenha se perguntado de onde surgiu essa palavra para categorizar essas mensagens não solicitadas... pois se trata de um sketch 1970 do grupo de comediantes britânicos Monty Python, em que incluíram o spam, um tipo de carne enlatada, em todas as suas comidas. Os três países que mais geram SPAM no mundo são Estados Unidos, China e Rússia. Mesmo sua invenção sendo de 1971, existem alguns momentos que marcaram sua trajetória. Por exemplo, 5 anos depois, em 1976, a Rainha da Inglaterra, Isabel II, se tornou a primeira chefe de estado a enviar um e-mail, e dois anos depois foi enviado o primeiro anúncio por esse meio. Em 1982 a palavra e-mail foi patenteada e em 1991 foi enviado o primeiro e-mail a partir do espaço (por meio de um computador Macintosh). Além disso, em 1998 a palavra SPAM foi adotada no dicionário, devido a sua conotação tecnológica. Mesmo tendo apresentado todos esses dados, acreditamos que a informação não estaria completa sem fazer uma alusão a nossa fiel comunidade, que, através das pesquisas que realizamos a cada mês, foram a fonte de algumas estatísticas sobre esse serviço: 46% dos entrevistados que foram vítimas de ransomware foram infectados através de e-mail. Além disso, 20% do total considera que os e-mails são um dos mais importantes para proteger ao realizar um backup... E você, o que acha dessa afirmação?

São muitos os feitos que marcaram os 47 anos do e-mail. Sua importância é tão grande que, desde o momento de sua criação e até 2014, ele se manteve como o serviço mais utilizado em toda a rede, superado atualmente pelas mensagens instantâneas. De todo modo, os milhares de e-mails que viajam entre servidores a cada dia, somente confirmam que nos comunicarmos com o mundo através dessas mensagens é tão importante em nossa vida pessoal e profissional como a comunicação cara a cara, seja mediante correspondência como em 1874 ou a tela dessa última metade do século.


retornar ao blog

29

10

2018

31

Visualizações

17

:

18

Precisando de ajuda?

Se você ainda tem dúvidas sobre qual produto escolher, um consultor está pronto para atendê-lo.

(011) 2146-7999